Jo'Burg
7 da manhã, aeroporto, mundo novo!!!
O que fazemos? Para onde vamos? Como saimos daqui?
Plano original: Sair do avião; apanhar autocarro para Maputo; Prioridade, sair da cidade mais violenta do mundo.
Execução: Não chegamos a tempo do autocarro. Passar para plano B.
( Dinis: -hummm... qual é o plano B?!
Pedro: -Acho que não temos plano B....!!!!)
Resultado: Conhecemos uma "freak", a Stella, que nos abordou no aeroporto, a "oferecer" estadia no seu Hostel. Antes de tomar uma decisão optamos por nos reunir no Irish Pub do aeroporto. A reunião não correu como esperavamos... (só servem cerveja depois das dez?!?) Assim não havia condições para decidir o que fosse. Por isso... fomos!!!
Era um carro do melhor... porta bagagens não fechava, espelho lateral não existia e era de cinco lugares... contamos seis pessoas lá dentro! ( Ryan e Mike, Sussie, Nós, Stella.) Ora, seis pessoas, cinco mochilas e calor a subir...bom, foi um bom começo!!!
Chegamos ao Hostel.
- Jardim grande e bem tratado;
- Campo de tennis;
- Piscina;
- Papagaio a voar pela casa;
- Dois gatos;
- Duas Suecas :) ;
- Num bairro calmo;
- Cerveja a 80 cêntimos;
Parece-vos bem?
Começamos a interagir, ver as fotos nas paredes, falar com o pessoal da casa e decidir como aproveitar o dia em Joanesburg.
Opção A: Visitar museus e o centro de joanesburg;
Opção B: Visitar o Soweto (Bairro degradado de Joanesburgo onde começou a revolução civil contra o apartheid) com um gajo que nasceu lá;
Opção C: Ficar no Hostel a jogar snooker;
Opção D: Descansar;
Decidimos pela opção B (desculpa mãe... desta vez esqueci-me de pensar naquilo que tu farias), tentamos convencer os ingleses a irem connosco.. mas eles estavam decididos pela opção C... paciência)
Depois de 4 cervejinhas e uma volta pelo bairro a pé, chegou o guia.
Perfil do Guia
Nome: Jabu (means Happiness)
Sexo: Masculino
Tamanho: XXXXL
... fomos confiantes!
No soweto...
1. Visitar zona "rica", e pequena contextualização histórica na fronteira entre a parte "rica" do soweto e a parte pobre.
2. Mercado do Soweto em frente ao maior hospital do mundo (o guiness confirma!)
Portanto.. porquê somos os únicos brancos aqui? (mais tarde no bairro do Soweto obtivemos a resposta...) Primeiro atrito, à chegada ao mercado, Dinis não escolheu o melhor modelo para tirar a foto desejada... conclusão: Jabu entrou pela primeira vez em acção e tratou de resolver o assunto... 30 segundos depois deste episódio, Jabu pára o carro no meio do mercado e sugere que vamos dar uma volta de 20m pelo mercado a pé sozinhos enquanto ele esperava por nós junto ao carro... porque não?)
Fomos... mas não mais que 15m (aqui mãe... seguimos o teu conselho) :)
3. Arrancamos para o bairro. Jabu pára à entrada do bairro e chama por um rapaz local que nos vai acompanhar no "passeio". Entramos a passos curtos...
30 minutos depois estávamos a brindar ao Soweto, em casa (digamos que o conceito de casa nesta realidade passa muito por chapas de zinco, madeiras, não há casa de banho nem eletricidade) de uns "amigos", e a falar de futebol!!! (Eles gostavam do Cristiano... mas preferiam o Deco!)
Bebemos, falamos, rimos... tirámos a foto de família e seguimos o nosso percurso. Para trás ficou combinado em Março um jogo de futebol no campo do bairro com cervejinhas para os vencedores e vencidos.
Passamos pela casa de Mandela, pela rua da revolução e pelo museu do Soweto.
Acabamos a study tour a pagar uma cervejinha, sem alcool pois ele estava a trabalhar, ao Jabu. Até casa...formos a dormir!!!
À noite, os ingleses que estavam cheios de "pica" para sair convidaram-nos para ir beber um copo a uns bares perto do hostel.
00:30 - Ingleses não conseguiram aguentar a pressão!!! Foram de boleia para casa porque sozinhos dificilmente lá chegavam e tinha que se levantar as 6 da manhã (meninos!!). Nós era só ás 6:30, por isso ficamos mais um "pouco".
Fechamos dois bares,convivemos com locais, regateamos as duas últimas bebidas da noite após o fecho do bar ( mesmo à Tuga!!!) e caminhamos até casa...
6:15 - Acordamos para tomar banho e apanhar o autocarro!!!
6:45 - Os ingleses não dão sinais de vida.
6:55 - Stella acorda os ingleses...pela reacção, não se sentiam lá muito bem!!!
8:00 - O autocarro arranca rumo a Maputo...
Joanesburgo merece um regresso!
2 Comments:
Uff !
TJ
Excelente!!!!
Gleb
Enviar um comentário
<< Home