Um passeio por África

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Operação Stop - Malawi

Após varias paragens das ato tradicionais “Road Blocks” africanas, pensamos que seria apenas mais uma… enganámo-nos!

O facto de nessa altura, o careca transportar, alám do Shaka, Mzuli e Hamish, as novas amigas de viagem e mais as suas grandes mochilas que, como qualquer mulher que se preze,... tinham aquele volume!

Shaka - Boa Tarde..
Policia - Isto e crime…
Shaka - Boa tarde….
Policia - Tem dois triângulos?
Mzuli - Não…
Policia - Quantas pessoas o carro pode levar..
Mzuli - cinco!
Policia - Vocês são seis.
Shaka - pois…
Policia - isso e crime!
Mzuli - pois…
Policia - então e matricula partida?
Shaka - matricula partida… aa não me diga? Partiu-se?
Policia - bom encoste sff.

Foi uma hora de conversações, recheada de intimidações onde a mais relevante era ter de ficar ate segunda feira (era sexta-feira) a espera de julgamento. Aqui prevaleceu o estatuto jurídico de um dos participantes que após conversa nas traseiras do posto local, pareceu convencer os policias (leia-se corruptos) de que continuar com os mesmo discurso talvez não fosse a melhor alternativa!

Aqui ficam algumas partes do dialogo

Policia - então e como resolvemos isto?
- pois diga-me você…
Policia - você e que tem de dizer…
- olhe eu não posso dizer mais nada, sabe porque? Se dissesse mais no meu país… ia preso!


Policia - mas agora ir a tribunal na 2f estraga-vos o plano ne?
- Nem pensar nisso… olhe eu tirei curso de direito, portanto ir a tribunal não e coisa que me aflija, além disso seria uma boa experiência ir ao tribunal aqui no Malawi, sempre ficava a conhecer…

Despediram-se, desta vez de sorriso amarelo e seguimos para Singa Bay. Nesta altura a Anna e a Joe já tinham seguido de chapa, para evitar mais problemas.

Esta situação, ganha com palavras e não com carteiras, fez-nos tomar uma decisão importante em relação a viagem. Pagar 1 euro para seguir tranquilamente a nossa viagem deixou de ser solução, a partir de agora não entramos mais neste jogo de corrupção que e um cancro no continente onde viajamos, portanto iremos aceitar a consequência correspondente a qualquer infracção que cometamos e acabou-se o refresco para os supostos agentes de autoridade!

A registar, que esta situação voltou a repetir-se no Malawi, e sempre respondemos que éramos contra este tipo de situações, e os policias acabaram sempre por respeitar.

2 Comments:

At 2/2/07 20:16, Anonymous Anónimo said...

isso mesmo!! Gajos porreiros. Pois nem sempre o dinheiro resolve as coisas.
Um grande abraço e continuam a relatar porque eu nao quero perder esses episódios.

Patrick

 
At 3/2/07 15:34, Anonymous Anónimo said...

Discordo...cada país (neste caso, continente) tem seu uso...ora, se o polícia vos faz um qq favor, é preciso agradecer! Em África, isso não é considerado suborno. (Acho que foi ao Gonçalo Cadilhe que ouvi isto - o seu a seu dono). Bjnhs. Mammy

 

Enviar um comentário

<< Home