Um passeio por África

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Cuamba - Nampula

Depois de 2 dias em Cuamba estavamos entao prontos para seguir viagem rumo a ilha de mocambique, infelizmente quem nao parecia estar pronto era o careca, que quando lhe pediamos que deslocasse da pensao para a estacao de comboios nao dava sinais de vida. Resolvemos entao em primeiro lugar, confirmar que existia um vagao disponivel para levar o Careca. Seguimos a pe para a estacao, chovia intensamente.

- Entao e podemos levar o carro?
- Sim, chegou um vagao! Portanto, sao 3 pessoas na primeira e 1 carro.
- Mas nos nao vamos na primeira!
- Entao...
- Queremos a segunda classe!
- A carruagem esta avariada!
- hummm.. entao queremos a economica
- mas patrao nao vai na economica...
- Vamos no bar, nao ha problema!
- Pois a carruagem do bar tambem esta avariada!
- Entao pronto vamos na primeira!
- Pois mas a primeira esta cheia!

Bom, a comunicacao nao flui-a da melhor maneira pelo que resolvemos nao comprar o bilhete e resolver o assunto dentro do comboio.

- Pronto va, agora vao la tratar do carro
- Entao e onde vamos por...
- Ali naquele vagao!

Apontava para um vagao com largura para o Careca de porta fechada e comprimento para o Careca sem atrelado!

- Humm, ok! vamos entao buscar o carro.

Chamado o mestre da terra, a missa nao parecia facil:

Aquela hora era impossivel encontrar bateria na cidade e o nosso comboio partia as 5h da manha. Pedimos entao ao mestre que nos emprestasse a bateria do seu carro, e mudassemos para o Careca de modo a po-lo no comboio, assim foi!

Apos a demorada manobra para por o Careca no vagao, um seguranca aproximou-se

- Entao e as cordas
- Cordas? aaa sim temos aqui....

Tiramos orgulhosamente a nossa pequena corda que ja nos foi bastante util em outras situacoes, nesta nao parecia ser suficiente

- Mas isso nao e uma corda!
- Entao nao e?
- Epa.. isto para ficar bem sao preciso 4 cordas.

Bom este processo demorou perto de duas horas debaixo da chuva intensa, de um tipico dia de verao em Mocambique. Fomos ao mercado fora da aldeia, onde apos tanto procurar, encontramos as unicas 3 cordas disponiveis. Depois de amarrar o careca, resolvemos ocultar ao chefe da estacao queo careca se encontrava sem uma bateria, fomos descansar ate a partida par Nampula.

Ja no comboio, vimos confirmar a informacao de que a primeira classe estava cheia e que a economica transbordava! Apos negociacoes, conseguimos permissao para ficar no chao do corredor da carruagem da primeira classe (ja que nao existia chao disponivel nas carruagens restantes) Foi nesse mesmo chao que dormimos durante os primeiros 15m de viagem, seguimos entao para o plano b, fomos visitar a carruagem das bagagens quando encontramos um bar popular com especialidade Sandes de Ovo e 2m.
Apos este achado, as restantes 11 horas, ate se passaram confortavelmente em pe conversando com o pessoal que ia passando. A conversa mais longa e animada, foi com o chefe do comboio, o chefe da seguranca, e o policia que apos as 2 primeiras 2m parece que saiu de servico.

Chegando a Nampula, a confusao era aquela que ja nos vamos habituando. Acompanhados por um amigo de viagem, fomos ao mercado local arranjar uma nova bateria para o Careca. Como sempre as coisas nao foram assim tao lineares, e apenas conseguimos sair de Nampula ja era noite.

Finalmente estavamos a caminho da ilha de Mocambique, destino tao desejado, nestes ultimos dias! Acompanhados por mais uma chuvada, chegamos a casa de Gabriele saos e salvos!

3 Comments:

At 10/2/07 04:59, Blogger Al Berto said...

Viva pessoal:

É só para dizer que há alguém que acompanha o vosso "diário de bordo" :-)
Boa viagem.

 
At 11/2/07 11:30, Anonymous Anónimo said...

Hey whats up guys wats the 411 went to beach today saw so many jellyfish so you can guess if i swimj or not the story about gi joe is true hey i confirmed yesterday with some other guy
50

 
At 14/2/07 16:49, Anonymous Anónimo said...

Acho q seria interessante adicionarem ao blog um mapa do trajecto já efectuado, e do que ainda falta percorrer.
Já agora, comecem a pensar em escrever um livro, que parece terem jeito pra isso, e ir arranjando contactos para futuras viagens..
Grande Abraço & Play HARDER !!

 

Enviar um comentário

<< Home