Um passeio por África

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Dar Es Salam

Uma hora depois de entrarmos no Bazaruto estavámos a aterrar na Tanzania. Como soube bem andar neste meio de transporte!!!

Chegamos a Dar Es Salam. A maior cidade da Tanzania que, a pouco anos, perdeu o estatuto de Capital do pais para a cidade de Dodoma, com o objectivo de desenvolver o interior deste Estado.

Passámos duas noites em Dar, o suficiente para ficarmos com uma excelente impressão da cidade, bonita e vibrante, que transmite a cultura africana.
Pela visita da cidade há a registar a primeira cobra que nos surgiu pela frente e a forte influencia muçulmana que era patente em todas as ruas.

Assistimos, não muito bem vestidos, a um casamento na cidade que, pela quantidade de noivos e noivas, nos fez lembrar as tão tradicionais Noivas de Santo António.
Na primeira noite em Dar… ainda a habituarmo-nos a sermos novamente só dois a viajar… re-encontramos um velho conhecido de Pemba, o Jean.

Como no post de Pemba não o apresentámos, aproveitamos agora para aqui deixar o seu profile.

Nome: Jean
Nickname: O Frances!!!
Favorite Quote: Estou todou fudido.
Ocupacao: Trabalhar 4 semanas, viajar 4 semanas, trabalhar 4 semanas, viajar 4 semanas, trabalhar 4 semanas, viajar 4 semanas… (e assim a vida de um trabalhador numa plataforma de petroleo no mar de Angola!!!)

O Jean acompanhou-nos sempre durante toda a expedição na Tanzania. Tendo sido uma companhia muito agradável imensas historias ficam para ele contar….
Nos contamos uma…

Era cedo quando saímos do backpackers para irmos comprar o bilhete de barco para Zanzibar. Chegando à bilheteira já tínhamos o nosso Mafia Local para tratar do processo. (há muito tempo neste viagem que ficou decretado recorrer aos Mafias quando isso não nos traz prejuízo). Mas… ninguém se lembrou de avisar o Jean.

Assim sendo dirigiu-se directamente a bilheteira para adquirir o titulo para a viagem de barco. E… perguntam vocês… qual e o problema?!

A resposta e simples. O preço do bilhete com o Mafia ou na bilheteira e o mesmo. O Mafia se nos levar pessoalmente a comprar o bilhete recebe uma comissão da empresa. 80% do rendimento dos Mafias passa por estas comissões…os restantes 20% passam por aquilo que conseguem tirar dos bolsos dos turistas mais distraídos. (esta % é nossa… pela experiência nestes últimos 3 meses…)

Bom, voltando à analise do problema, quando o Jean apareceu com o bilhete na mão e sorriso de orelha a orelha os Mafias resolveram mostrar a sua revolta. Após 10 minutos de dialogo acalorado entre o grupo de Mafias presentes e o Jean conseguimos evitar um motim, com o Sr. Makota (o nosso Mafia) a ajudar a atenuar a situacao.

Seguimos então… rumo a Zanzibar.

Etiquetas: