Um passeio por África

domingo, fevereiro 18, 2007

Ilha de Moçambique

A viagem de Nampula não foi uma viagem agradável, a chuva dificultava a visibilidade da estrada e o Careca não tinha todas as luzes a funcionar.. pormenores!

Chegámos a ilha já passava das 23h, atravessámos a ponte e procurámos a casa de Gabrielle. Chagando a casa tudo se modificou, após 5 dias de viagem do Malawi até Cuamba e o mítico comboio de cuamba para Nampula, estávamos numa casa espectacular com uma arquitectura bastante inovadora, acompanhados por uma família simpática, Gabrielle de origem italiana, Eduarda, sua esposa e Moçambicana, e Giovanni e Zaza, os filhos.

A Ilha é um local único e inesquecível. Cheia de edifícios do tempo colonial, infelizmente a maioria num péssimo estado de conservação, e um ambiente seguro e amigável.

Aqui passámos 7 dias da nossa viagem, interrompidos por 2 dias numa praia perto.

Assim que chegámos a ilha, procurámos pelo Harry Potter (a conselho dos manos velhos), mais uma vez as referências dadas foram as melhores, e o Genito (Nome oficial J) acompanhou-nos durante todo o tempo.

Na rua, todos nos conheciam e cumprimentavam, o que obviamente criava em nós um sentimento de conforto. Estávamos em Casa!!

Uma das muitas histórias a recordar destes dias na ilha foi a inscrição do David na escola. O David e um rapaz da ilha que não estava inscrito para o próximo ano lectivo na escola da ilha, dai termos ido a escola inscrevê-lo. Ficou prometido muita atenção nas aulas e boas notas, principalmente um esforço suplementar a ciências sociais, disciplina que o David reprovou no ano anterior.

Na Ilha, a casa de Gabrielle fica situada em frente de uma mesquita. Tivemos sempre a companhia do chamamento da mesquita com umas frases que não traduzimos aqui, não por qualquer razão religiosa ou por incluírem palavras feias, mas sim pela nossa ignorância em relação ao seu conteúdo.

Nas recordações ficam milhares de momentos únicos e histórias passadas aqui, algumas transmissíveis outras nem por isso, entre elas, a vivacidade do Geovanni, a viagem de barco a ilha de Goa, as negociações com a mafia local, o jogo do Benfica (que assistimos acompanhados por mais de 100 pessoas e que em cada passe ou finta mostravam o seu entusiasmo), o jogos da bola com os miúdos da ilha, as caminhadas… bom.. tanta coisa…!

A ilha merece um regresso.. ou ate mais!

Ahhhh… quase nos esquecíamos de contar a visita ao hospital da ilha… bom.. ficar doente na ilha is not good for business!! E mais não dizemos!

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 18/2/07 23:57, Anonymous Anónimo said...

Harry é o campeão do Kuduro!

 
At 19/2/07 18:09, Anonymous Anónimo said...

Esse Harry Potter é o Alberto ?
É que os personagens são aos milhares.
Beijinhos.
TJ

 

Enviar um comentário

<< Home