Um passeio por África

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Zanzibar – dar es salam – mombasa

Depois de aproveitar as últimas horas nas praias paradisíacas de Zanzibar, fizemo-nos à estrada para uma das etapas mais longas desta viagem.

Saimos de ngunri de chapa em direcção a stone town, o Jean resolveu ficar mais uns dias em Zanzibar após ter avistado uma inglesa de medidas certas que tinha acabado de chegar aos nossos bungalows (não se livrou, de qualquer das maneiras, de nos emprestar dinheiro para pagar a viagem para a cidade. Estes dias na praia tinham-nos deixado de bolsos vazios e não havia bancos por perto).

No caminho ate à estação de mtatus, passámos pela vila onde conhecemos um mafia que se disponibilizou a encurtar-nos o caminho. Já habituados a estas viagens de chapa sempre lotados, pensámos que não ia ser fácil, mas, como sempre, África surpreendeu-nos!

A carrinha estava a partir, estávamos na traseira e contentes por sermos apenas 7 lá dentro, não que sobrasse muito espaço mas sempre dava para esticar as pernas, estes 60kms iam ser agradáveis, pensámos nos!

100m a frente havia outra paragem que, pelo fluxo de passageiros, faz inveja a qualquer cais do sodre ou aeroporto de Frankfurt! Em menos de dois minutos a carrinha arrancou connosco… e agora mais 23 passageiros.. ja íamos aconchegados.. mas nestas coisas há sempre espaço para mais um, portanto o pico da viagem foram as 30 pessoas. Daqui podem-se sempre tirar coisas positivas, os buracos e mau estado da estrada não se fazia sentir visto estarmos todos compactados! (ou será empacotados?)
Chegámos então a Stone town, tínhamos ainda umas horas para passar na cidade antes de apanhar o barco para Dar. Aproveitámos este tempo para actualizar o blog, Mzuli ficou na internet enquanto shaka foi comprar os bilhetes do barco.

Após uma jantarada, numa zona de comida de rua, seguimos de barriga cheia rumo a Dar. A viagem foi longa, embarcáamos as 20h e apenas desembarcámos em Dar as 6h, não porque a distancia a isso obrigasse, mas porque o porto tem horas para fechar, ou seja, ficamos no mar umas quantas horas à espera que o porto abrisse!

Ainda estávamos com um pé dentro do barco e já nos acenava efusivamente o nosso mafia, mr makota. Como combinado, e mais uma vez ficou provado a utilidade dos mafias, tinhamos um táxi a espera e o bilhete de autocarro para mombasa ja reservado.. assim foi.. 2 horas depois estávamos dentro de um autocarro tipicamente africano (autocarro africano tem o mesmo numero de rodas que qualquer autocarro onde tenham andado, mas a sua decoração da-lhe direito a entrar, para ganhar, em qualquer festival tunning). As suas pinturas de cores vivas e berrantes, as suas 7 colunas sony e o Subwoofer debaixo do ultimo banco caracterizam este veiculo.

O que pensavámos que seria uma viagem dura, tornou-se num passeio agradável, pois por incrível que pareça em cada banco ia uma, e só uma, pessoa sentada e o motorista não quis levar ao red line o seu potente sistema de som.

Nesta viagem, a salientar que passámos a fronteira do kenia, que foi bastante tranquila e onde os policias foram simpáticos e amigáveis!

Novo pais, nova aventura!

Etiquetas: ,