Um passeio por África

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Mombasa

Mombasa foi o destino escolhido para começar a expedição ao kenia.

Apertados de tempo, cingimo-nos ao importante: um dia a passear pelo centro da cidade e a visita ao fort jesus, obra feita pelos portugueses no ano de 1593 para fortalecer o nosso poderio perante o povo swali. Referir também a importância desta cidade que, devido ao seu posicionamento geográfico, foi e ainda é um dos maiores centros de trocas entre África e Ásia.

Por isso mesmo, os portugueses não tiveram vida fácil, perdendo a autoridade sobre o forte que foi mudando de mãos mais do que 9 vezes em menos de 200 anos.

Mombasa, como a grande maioria dos sítios onde estivemos, tem uma forte influencia muçulmana e, mais uma vez, a nossa apetência para conhecer os mafias locais veio ao de cima e tivemos um guia privado ao longo da nossa estadia na cidade. O grande Sultan, a quem ficou prometida uma camisola de Portugal!

Foram 2 dias de grandes caminhadas e onde deu para ficar com uma ideia do ritmo e estilo desta cidade na costa do Kenia. Infelizmente o tempo urgiu e tivemos que apanhar o comboio com destino a Nairobi!

Etiquetas: ,